Um portal sobre o desenvolvimento de
sites e aplicações multi linguagem

 

Introdução

Estudo de caso

Veja a análise que fizemos de alguns sites multi-linguagem. Conheça os problemas mais comuns e aprenda como contorná-los.

Cadastre-se no Site

Cadastre-se e seja notificado quando o site for atualizado

Conceitos e questionamentos

  • Imprimir
  • Diminuir fonte
  • Tamanho original
  • Aumentar fonte

O que é um site multi-linguagem?

Creio que você não tenha muita dificuldade com essa definição. Sites multi-linguagem são sites que disponibilizam conteúdo em mais de um idioma, por exemplo, Português, Inglês e Espanhol. Em alguns casos apenas algumas seções do site precisam ser disponibilizadas em mais de um idioma. Veja alguns exemplos de sites multi-linguagem:

- www.petrobras.com.br
- www.vale.com
- www.embraer.com
 

Por que um site multi-linguagem? Quem precisa de um?

No caso de uma empresa podemos identificar várias razões para se desenvolver um site multi-idiomas:

- Desejo de entrar em novos mercados. Isso vale para empresas que ainda não estão estabelecidas internacionalmente mas planejam ampliar os mercados em que atuam.

- Necessidade de disponibilizar informações sobre produtos e serviços para clientes internacionais. Nesse caso a empresa já atua em mercados internacionais e portanto precisa manter um canal de comunicação com clientes de diferentes nacionalidades.

- Necessidade de divulgar informações financeiras para investidores internacionais. Muitas empresas de capital aberto precisam divulgar periodicamente balanços e outras informações financeiras na língua inglesa.

- Necessidade de disponibilizar conteúdo informativo em diversos idiomas. Ex. empresas de mídia

- Em diversos países há mais de um idioma oficial, consequentemente se faz necessário oferecer informações nos diversos idiomas da nação

Além dos casos acima, podemos citar instituições governamentais, orgãos públicos, ONGs, empresas relacionadas a turismo, escolas de idiomas, e diversos outros ramos de atividade que podem se beneficiar de um site multi-linguagem. Em muitos casos há inclusive obrigações legais.

Essa, entretanto, é uma visão meramente corporativa. Com a popularização da internet, pequenas empresas e até mesmo bloggers podem tirar proveito de um site multi-linguagem. Disponibilizar conteúdo em diversos idiomas pode multiplicar significativamente o público do site ou blog, e potencialmente ampliar o retorno dos mesmos.

Leia também:

Alternativas de implementação de um site multi-linguagem

 

Deixe seu comentário:

Nome  

E-mail    

Website  

Comentário  

Digite o código mostrado acima: