Gerenciamento consistente
Como vimos na seção anterior, num site com infraestrutura de gerenciamento multi-linguagem não é necessário criar novos arquivos cada vez que se deseje disponibilizar conteúdo num novo idioma. Basta-se marcar a seção como disponivel no novo idioma e cadastrar o conteúdo através da interface administrativa. Nenhum arquivo precisa ser enviado para o servidor onde o site está hospedado.
Abaixo exibimos a criação de uma seção multi-linguagem num site com gerenciamento "consistente":

Na imagem acima vemos que o site em questão disponibiliza conteúdo em quatro idiomas. O grande diferencial que um gerenciador de conteúdo multi-linguagem proporciona pode ser visto abaixo, no momento da edição do conteúdo:

Para cada idioma em que a seção é disponibilizada, o gerenciador de conteúdo irá gerar uma tab que permite editar o conteúdo da seção no idioma indicado. Como vimos na seção urls virtuais, no site haverá apenas um arquivo físico que exibirá o conteúdo conforme a linguagem selecionada pelo visitante.
Existem alguns outros recursos que são desejáveis num gerenciador de conteúdo, seja ele multi-linguagem ou não. Vejamos agora alguns desses recursos.