Um portal sobre o desenvolvimento de
sites e aplicações multi linguagem

 

Novidades

Estudo de caso

Veja a análise que fizemos de alguns sites multi-linguagem. Conheça os problemas mais comuns e aprenda como contorná-los.

Cadastre-se no Site

Cadastre-se e seja notificado quando o site for atualizado

Gerenciamento de múltiplos domínios

  • Imprimir
  • Diminuir fonte
  • Tamanho original
  • Aumentar fonte

Como vocês podem perceber, o SitesMultiLinguagem.Com está disponível também no idioma inglês. Entretanto, a versão em inglês do site é acessada por outro domínio: MultiLanguageWebSites.Com. Quais as vantagens de se ter um domínio específico para cada idioma?

A resposta é simples. Da mesma forma que é altamente desejável possuir urls amigáveis e localizadas, é igualmente interessante que o domínio do site seja específico para cada idioma. Isso porque palavras chaves presentes no domínio têm um peso importante para os mecanismos de busca, e também para os visitantes do site. Seria pouco provável que um site cujo domínio fosse www.doencas-do-coracao.com fizesse sucesso entre ingleses e americanos, mesmo que ele tivesse muito conteúdo em inglês. Entretanto, se o mesmo site pudesse ser acessado através do domínio www.heart-diseases.com, teria muito mais possibilidade de se popularizar.

Isso evidentemente não se aplica quando o domínio é o nome da empresa ou de uma organização, como por exemplo Petrobras, ou United Nations.

Outra possibilidade é disponibilizar mais de um domínio para acesso no mesmo idioma. Isso pode ser feito para garantir que o visitante consiga acessar seu site mesmo que confunda o nome do domínio. Por exemplo, o SitesMultiLinguagem.Com também é acessível pelo domínio SitesMultiLinguagem.Com.Br, mas esse domínio simplesmente redireciona para o SitesMultiLinguagem.Com. Para garantir que apenas um domínio será indexado pelos mecanismos de busca, e portanto que os diferentes domínios não briguem por posições no ranking, é utilizado o redirecionamento permanente. O navegador ou mecanismo de busca recebe como resposta o código de direcionamento 301 com a mensagem Moved Permanently.

Esse gerenciamento é feito automaticamente pelo SMContent, o gerenciador de conteúdo utilizado em nosso site.

Para mais informações sobre os diferentes tipos de redirecionamento leia os artigos abaixo:

Redirecionamento de páginas - Blog Marketing de Busca

Códigos de redirecionamento - SeoDicas.Com.Br

 

 

Deixe seu comentário:

Nome  

E-mail    

Website  

Comentário  

Digite o código mostrado acima: