Um portal sobre o desenvolvimento de
sites e aplicações multi linguagem

 

Estudo de caso

Petrobras

Embraer

Vale do Rio Doce

Embraer

  • Imprimir
  • Diminuir fonte
  • Tamanho original
  • Aumentar fonte

Nessa análise avaliamos o site www.embraer.com

O site da Embraer mantém uma cópia da estrutura para o idioma inglês. Na seção Sala de Impresa é utilizado um gerenciador de conteúdo tradicional. Podemos identificar a estratégia de cópia de estrutura observando alguns links do site:

Aeronaves:

http://www.embraer.com/portugues/content/aeronaves/
http://www.embraer.com/english/content/aeronaves/

A Empresa:

http://www.embraer.com/portugues/content/empresa/profile.asp
http://www.embraer.com/english/content/empresa/profile.asp

Sala de Imprensa:

http://www.embraer.com/portugues/content/imprensa/
http://www.embraer.com/english/content/imprensa/


Ao mudarmos de idioma dentro da seção estática do site somos mantidos na mesma seção, o que também sugere a estratégia de cópia de estrutura.

Identificamos um problema típico que pode ocorrer quando a estratégia de cópia é adotada. Se as estruturas não seguirem a mesma hierarquia em todos os idiomas, ou se o site não tiver conteúdo numa determinada seção e idioma, podem ser gerados links quebrados. No caso do site da Embraer, a seção Meio Ambiente não está disponível no idioma inglês. Quando estamos nessa seção e tentamos mudar para o idioma inglês, ocorre o erro "página não encontrada".

Outro problema que é inevitável com essa estratégia é a existência de urls não localizadas, como pudemos constatar nos links acima.

A seção Imprensa utiliza a estratégia de gerenciamento de conteúdo, porém não utiliza uma estratégia de gerenciamento de conteúdo multi-linguagem. Podemos verificar isso quando vemos que a mesma notícia possui ids diferentes para idiomas diferentes:

http://www.embraer.com.br/portugues/.../press_releases_detalhe.asp?id=1871
http://www.embraer.com.br/english/.../press_releases_detalhe.asp?id=1872

As metatags estão devidamente definidas e localizadas (traduzidas) conforme o idioma tanto na seção estática quanto na seção de Imprensa.

Em resumo, o site da Embraer é bem organizado e estruturado e o único problema identificado foi o de página não encontrada quando o conteúdo não está disponível no idioma solicitado. Entretanto, caso fosse necessário disponibilizar o site em outros idiomas, haveria um alto custo em função das estratégias adotadas.
 

 

Deixe seu comentário:

Nome  

E-mail    

Website  

Comentário  

Digite o código mostrado acima: