Um portal sobre o desenvolvimento de
sites e aplicações multi linguagem

 

Implementação - Alternativa 2

Estudo de caso

Veja a análise que fizemos de alguns sites multi-linguagem. Conheça os problemas mais comuns e aprenda como contorná-los.

Cadastre-se no Site

Cadastre-se e seja notificado quando o site for atualizado

Gerenciador de conteúdo tradicional

  • Imprimir
  • Diminuir fonte
  • Tamanho original
  • Aumentar fonte

Vamos considerar um site com a mesma estrutura do anterior, mas agora um site dinâmico, ou seja, um site que possui um gerenciador de conteúdo para efetuar as atualizações nas páginas. Podemos recriar a hierarquia do site no gerenciador de conteúdo como na imagem ao lado e cadastrar o conteúdo nos diversos idiomas.

Para exibição do conteúdo podemos adotar duas estratégias. Uma é utilizar um único arquivo e especificar o idioma desejado num parâmetro da querystring ou num cookie. Conforme o idioma indicado a página seleciona includes localizados, por exemplo, header_en.asp, header_pt.asp, menu_en, menu_pt, etc. O parâmetro também é utilizado para filtrar e exibir o conteúdo no idioma selecionado.

A outra opção é utilizar um arquivo para cada linguagem. Nesse caso, internamente o arquivo fará a especificação da linguagem desejada. O arquivo deve ser constituído de vários includes para permitir que layout e código funcional estejam em um único lugar. Aparentemente essa é a alternativa utilizada pelo site da Agência de Notícias da Petrobras.

As duas opções podem levar a uma profusão de includes, tornando o gerenciamento de modificações no layout ou no código funcional do site bastante complexo.

Vejamos agora uma alternativa mais interessante....

 

 

Deixe seu comentário:

Nome  

E-mail    

Website  

Comentário  

Digite o código mostrado acima: